24 de agosto de 2009

Volta às aulas

Depois de cinco anos, estou eu de volta às aulas. E dessa vez sinto que é completamente diferente. Talvez por ser um assunto que eu realmente amo. Talvez porque desta vez não há nenhuma relação com trabalho e obrigações. Mas o fato é que as sete horas e meia dentro da sala de aula, por incrível que pareça, passaram rápida e agradavelmente.

O curso foi adiado em uma semana. Portanto tive as primeiras aulas neste sábado. No período da manhã a aula foi de Produção. Quando estamos lá, sentadinhos com a nossa pipoca na sala de exibição, não fazemos idéia do tamanho do esforço necessário para que tudo aquilo funcione. Fazer cinema não é só arte. Tem o lado do negócio, até mesmo quando o filme não é feito para dar lucro.

Deu pra perceber que produção é para poucos. Tensão total para fazer toda a engrenagem funcionar! A professora, Thais Canjani, que entre outros participou de "Bicho de Sete Cabeças", é ligada no 220. Mal conseguia completar uma idéia sem se interromper e começar a falar de outra!

De tarde a aula foi sobre Roteiro. Já deu pra ver que é muito grande a diferença entre um texto literário e um texto de dramaturgia. Tudo tem que ser escrito pensando em imagem e som. Nada pode ficar subentendido em palavras.

E o roteirista precisa praticar o desapego. Seu texto possivelmente não vai virar o filme que ele imaginou. O diretor irá colocar a sua visão naquele texto. Enquadramentos, atuações, sons, luzes... tudo irá formar uma experiência que muito provavelmente é diferente da que foi inicialmente imaginada.

E como primeira lição de casa, preciso entregar na semana que vem uma sinopse de um roteiro. A sinopse precisa em poucas linhas apresentar o protagonista, seus objetivos, suas motivações e seus obstáculos. Vamos ver no que vai dar!

Todos os 25 alunos irão submeter seus roteiros para apreciação. Destes serão escolhidos 4 ou 5 que serão produzidos no decorrer do curso.

8 comentários:

Lu Motta disse...

Ah, Leo, é encantadora sua sensibilidade com escolhas de músicas de filme. Dos seus escolhidos, três são meus escolhidos tb (- Bleeker e Juno, em Juno, - Oliver e Emily, em De Repente É Amor, - Celine e Jesse, em Antes do Anoitecer).

Quanto ao curso achei massa, estou com uma invejinha de vc. Acho que não é muito grande (a inveja) pq estou fazendo um curso de fotografia que estou amando.

beijos e apareça

Lu Motta

Petitinha disse...

Oi Léo,
que legal!!! Curso de cinema, eu quase fiz nas férias, mas perdi o folder com as informações sobre o curso (cabeça em algum lugar do universo) e acabei me encantando por um curso de culinária então deixei para a próxima.
Espero que você continue curtindo seu curso e claro espero que você mostre o resultado aqui depois.
BJOKS.

Unknown disse...

Que máximo!!! E vc já tem alguma idéia pro seu roteiro?? Fiquei curiosa!
COnta mais!!!

Juls M disse...

Quero saber qual o seu roteiro!!
Nossa é bom demais estar numa sala de aula, não é? Descobri que adoro dar injeção nas pessoas hahahah

Beijão

Unknown disse...

Leonardo, tudo bem? Que mundo pequeno. Fui pesquisar o nome da Thais Canjani no Google e me deparei com o seu blog. Hahaha... Meu nome é Guilherme e faço o curso intensivo de cinema digital contigo! Gostei das suas observações, cara. Acompanharei o blog. Abraço. E até o próximo sábado!

Sisa disse...

Oi Leo!
Pode confessar, sou sua pior leitora, ehehhehe. Faz tempo que tou precisando colocar os comentários dos blogs em dia...
Estou achando muito legal esse seu curso, tenho vontade de fazer alguma coisa diferente assim, mas dadas as circunstâncias, tem que ficar pra depois... Mas vai deixando a gente a par de tudo, o que tem feito, se está gostando, o que está achando...

Beijos.

Leonardo disse...

Oi Lu,

Fiquei curioso por quais seriam os outros dois filmes do seu top five. Me conta!! E mostre também o que você anda fazendo no curso de fotografia. Eu adorei ter feito o meu!!

Beijos


Daiana,

Sabe que eu cheguei a pensar em fazer curo de gastronomia no ano passado? Se os horários fossem compatíveis... Hoje estaria cortando cebola como ninguém! Acho o máximo como eles fazem aquilo!! hahaha

Beijos


Nana,

Tenho sim!! Aliás, elas não param de brotar!! Pode deixar que eu te conto.

Beijo


Juls,

É muito bom mesmo. Ainda mais se for pra estudar uma coisa que a gente goste.
Depois dessa informação da injeção, tenho medo de "virar de banda" perto de você! hahahahaha

Beijo!!


Guilherme,

Esse foi pra série "velhos truques para aumentar a audiência de seu blog". Hehehehe
Obrigado pela visita e até sábado!

Abraço!



Sisa,

Demorar pode. Só não vale parar de comentar! ;-)
Vou postando aqui o andamento do curso, então: fique de olho!!

Beijo

N. Ferreira disse...

Leo, mandei! Chegou?
By the way, o destnatário é Ana Paula, ok? Só pra constar... vai que... rs