18 de agosto de 2008

Eterno amor

Nos últimos dias andei me fazendo uma pergunta: amor dura pra sempre?

Vejam bem... a pergunta não é se amor agüenta qualquer desaforo. A pergunta é se amor de verdade é um sentimento que não termina.

E vocês podem achar que eu sou apenas um tolo romântico. Mas, pensando na minha história de vida, conclui que amor de verdade é sim eterno. Relacionamentos não são. Esses com certeza terminam.

Minha primeira namorada... Será que foi amor de verdade? Bem, com certeza foi um sentimento muito forte. Afinal era a primeira. Passados mais de 12 anos eu sei que a total inexperiência faz tudo parecer muito mais forte. Mas mesmo passado tanto tempo e mesmo não tendo mais nenhum contato com ela, sinto um carinho muito grande por tudo o que foi vivido e por tudo o que significou na minha vida.

Já com a Sra. S, foi muito diferente. Com certeza foi amor de verdade. Muito tempo juntos. Muitas experiências. Crescemos muito. Aproveitamos muito. E certamente desenvolvemos uma conexão muito forte. A relação acabou. E o sentimento? Certamente mudou... Mas com certeza algo ainda existe. Os gregos tinham várias palavras para o que chamamos de amor, com conotações diferentes. O que eu sinto por S não é o sentimento que une os amantes, mas que existe, existe.

Quando eu e S ficamos um ano separados, conheci a Ju. Ficamos juntos pouco tempo. Nunca disse para ela que a amava. Mas hoje me arrependo por que com certeza a amei. Ju é uma grande amiga e já me ouviu e me aconselhou muito. É um amor de amigo, mas ele existe.

E por fim a Sra. J. Bem, eu me casei com essa mulher. Mas só o tempo dirá se era amor de verdade. Talvez tenha sido loucura ou como ela mesma diz, talvez eu tenha amado alguém que idealizei mas não existe. Quando a poeira baixar e não sobrarem nem as cicatrizes das feridas, saberei o que foi.

Ou não...

5 comentários:

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Oi Léo
acho que não existe amor eterno. Pode parecer piegas, mas acho que o que dura é a conquista diária. Nenhum amor é suficiente forte p/ suportar cara feia, relaxo, meia furada e dor de cabeça... mas se souber dar um UP, tudo tem jeito!

mega bjo
*lala*

Lily disse...

Acho que existem várias formas de se amar alguém!
Então, acho q se vc amou de verdade, vai realmente amar sempre, mas naum necessariamente da msm maneira q amou antes!
Aí vc escolhe se é esse tipo de amor q vc quer pra si, ou não!

Vou citar um mini-poema que li outro dia, mas esqueci o autor:

"Este preceito está de pé:
Todo ex-amor é um Deus ainda
Nós é que perdemos a fé."

Bjks!

Entre Trintas disse...

Ei Léo!!!!

Voltei, graças!!!!

Na outra época não tinha foto... gatão, viu? Obrigada pelo e-mail... depois passa lá p saber o final da história do blog!

Amor eterno? Ops, sou vacinada! :)

Bjo,
Gi :)

Leonardo disse...

Lala,

O que eu acho é que cara feia, meia furada etc etc acabam na verdade com a relação. São coisas pequenas mas que se acumulam e detonam a relação.

Não estou falando de quem fere, humilha, trai (num sentido amplo) o parceiro. Quem faz isso não ama. Se tinha amor de verdade, ele até pode mudar de forma, de intensidade, mas não vai desaparecer.


Lily,

Concordo plenamente com você. Imagine só que os gregos tinham quatro palavras diferentes para dizer amor. Nenhum amor é igual. Nenhum amor é imutável. Mas ainda acho que eterno!

Fantástico o mini-poema, hein?


Gi,

Nossa! Que bom que você voltou!
Deu saudade, viu?
E obrigado pelo elogio!


Beijos meninas!

Dedinhos Nervosos disse...

Diferente do amor da família, não acredito em amor eterno sem uma relação. Se o namoro/casamento, acabou, o amor tende a se transformar em outros sentimentos. Claro que pode ficar um carinho gigante, um saudosismo, ou um ódio profundo. O amor os gera. Mas ele, a essência, tende a se transformar e o nome tb muda.
Bj.