3 de agosto de 2009

Diário de Bordo - 24/08/2008

O passeio escolhido foi subir até o Jungfraujoch, no alto dos Alpes Berneses. Saímos de manhã de Uster e fomos até Interlaken, numa viagem de duas horas de carro.

Interlaken é uma simpática cidade turística, que como o nome indica, fica no meio de dois lagos. Não sabíamos direito como chegar ao Jungfraujoch, então resolvemos tomar uma cerveja no Hooters enquanto descobríamos o que fazer.

Nos informamos e vimos que o trem até o Jungfraujoch saía mesmo de Interlaken. Compramos a passagem com algum receio, afinal 175 CHF é bastante dinheiro. O Luis também nunca tinha ido e ficamos em dúvida se o passeio ia valer a pena. Mas depois veríamos que valeu cada centavo. É imperdível!

A viagem demora cerca de duas horas e meia, com duas trocas de trem. A primeira foi em Lauterbrunnen (795 m). A cidade, escondida no meio de um vale, é linda e vale a visita mesmo para quem não pretende subir a montanha. O trem ainda parou em Wengen, uma cidade tão escondida no meio da montanha que só se chega lá de trem. Não há carros!

Ainda trocamos de trem em Kleine Scheidegg (2061 m), desta vez para o trecho final da subida que é toda feita dentro de um túnel dentro da montanha. São mais 30 minutos de subida, com duas paradas para observação e aclimatação, afinal a diferença de pressão é muito grande até os 3471 m do Jungfraujoch.

Como minha mala ainda não tinha chegado com minhas roupas de frio, estava fantasiado de Luis. O que quebrou um galhão porque realmente é muito frio lá no alto. Dentro da montanha a temperatura estava em -8ºC. Do lado fora, apesar da neve, o sol esquentava um pouco e fazia 0ºC.

A subida até a geleira Aletsch parece fácil mas nessa altitude o ar faz falta e eu senti as pernas pesadas e uma leve dor de cabeça. Mas logo acostumei. Do alto do mirante você pode ver a França, a Alemanha e a Itália (ao menos os informativos dizem isso e só nos resta acreditar).

Há muitas atividades para serem feitas como esqui, tirolesa, trenó e caminhadas. Mas o tempo e o orçamento estavam curtos. Deu tempo ainda de ver o palácio de gelo, escavado dentro da geleira e repleto de esculturas de gelo. Muito bonito!

Chegamos de volta em Interlaken já com o sol se pondo e fomos direto para Uster. Amanhã é segunda-feira e, enquanto meus anfitriões trabalham, vou conhecer Zürich.

Gehab dich wohl!


Comentários pós-viagem:

- Não deixe de levar peças de roupas essenciais na sua bagagem de mão. Eu fiz isso e mesmo sem mala pude ao menos usar meias, cuecas e camiseta limpa.

- Se você for ao Jungfraujoch, planeje-se para chegar bem cedo em Interlaken. A viagem é demorada e o último trem de volta sai cedo. Tive que correr.

- Evite tênis na neve. Escorrega e não esquenta o pé. Eu não tive opção pois estava sem minha mala.

3 comentários:

Crystal disse...

Que delicia! Deu até vontade de conhecer o lugar dada a riqueza de detalhes que voce contou...

Eu ri: estava fantasiado de Luis, espero que ele seja do seu tamanho...

Feliz Aniversário!

Muitas Felicidades e nenhum beijo na testa!

Beijos e a gente se ve por aí, rsrs

Leonardo disse...

Obrigado!
Obrigado!

E não... o Luis fica me devendo uns 15 cm. Por isso que eu volto a recomendar: leve sempre roupas essenciais na bagagem de mão!

Beijo, um aperto de mão e três tapinhas nas costas! rsrs

Sisa disse...

Hummmm pelo jeito teve aniversário e eu nem dei parabéns =( Mas como ainda não sou adivinha, nem me sinto culpada, hehehe. Que dia foi?

Ainda não descobri se marquei bobeira e não tinha lido aqui ou se o feed no meu blog não atualizou (não duvido nada se marquei bobeira, ando mais lerda que nunca).

Adoro os posts de viagem, como você sabe. Fico lembrando das minhas (inclusive da minha mala extraviada em Zurique... não tinha levado mala de mão e tive que comprar uma calcinha pro caso de não entregarem a tempo minha mala... mas entregaram 6h depois rs). Depois dessa eu sempre faço isso, na mala de mão levo de preferência coisa suficiente pra 2 dias.

Quanto aos Alpes, eu fui em Stanserhorn, muito lindo mesmo e vale a pena demais. E Zurique é sem comentários. Uma das melhores viagens da minha vida.

Beijo =)