8 de junho de 2009

Filmes que fazem pensar II


Graças ao Sitemeter descobri que tenho muitos visitantes que acabam chegando aqui no blog procurando filmes que fazem pensar. OK... Descobri também que alguém veio procurando "garotas de 15 anos transando" (WTF!?! Some daqui pervertido!! Vou mandar seu IP pra Policia Federal hein!?!). Mas... Voltemos aos filmes que fazem pensar...

Semana passada comprei um DVD que está na lista dos meus filmes favoritos. Um filme que me impressionou por vários fatores, mas acima de tudo um filme daqueles que fica na cabeça e que te deixa refletindo mesmo muito tempo depois de sair do cinema.

Apenas uma Vez (Once) é um filme independente, filmado com um orçamento baixíssimo, com duas câmeras digitais e atores desconhecidos. E prova que não é necessário gastar milhões, ter a maior tecnologia, nem contar com Angelina Jolie e Brad Pitt para fazer um belo filme. Toda sua força vem da sua narrativa, da atuação primorosa do casal protagonista e da marcante trilha sonora.

O filme conta a história de um cara que toca violão e uma menina que vende flores nas ruas de Dublin. Nunca sabemos os nomes deles. Nos créditos só aparece "guy" e "girl". A música aproxima os dois e que o aparenta ser o clássico enredo "guy meets girl" acaba por ser recheado de emoções e elementos que fazem impossível não se identificar com tudo que se está vendo na tela.

Os dois protagonistas são vividos por músicos de verdade (Glen Hansard e Markéta Irglová) e talvez até mesmo por não serem atores e por se conhecerem fora das telas, as atuações são sólidas e verdadeiras. Um detalhe da vida que imita a arte - ou não - é que os dois começaram a namorar durante as filmagens.

A trilha sonora é sensacional. Desde a primeira cena, com "guy" tocando seu violão velho, todas as músicas de "Apenas uma Vez" acertam em cheio, tanto na melodia como nas letras fortes, casando sempre muito bem com o contexto das cenas. Elas foram realmente compostas e executadas pelo casal de atores/músicos.

E como se não bastassem motivos para ficar pensando, o pôster de "Apenas uma Vez" deixa uma pequena frase que vai martelar na sua cabeça:

"How often do you find the right person?"


Então, se você veio aqui procurando um filme para pensar: procure "Apenas uma Vez" na sua locadora. Assista, ouça e passe bons dias pensando!

17 comentários:

Bridget Jones disse...

Xi, Leonardo...

"Once" também é um dos meus filmes favoritos e a trilha sonora não sai do meu Ipod desde que assisti pela primeira vez, qdo um amigo meu recomendou. Ótima escolha, pq o filme de fato faz pensar...

E olha, a tábua de queijos do Finnegan's é showzaço de bola. Aproveita pra ir numa Terça, que é o dia que toca classic rock por lá.

Fofa disse...

To dizendo... rs!

Bom, mas vamos ao filme... Ou melhor, a sessão com pipoca?
Quero ver!
Vamos combinar com o restante dos mosqueteiros?

Beijocas

Crystal disse...

Fiquei curiosa e com vontade de assistir!

Vou procurar...

obrigadapeladica

Beijos

Crystal disse...

By the way...

I´m still looking for the right person...

Gislaine Marques disse...

Eu amo esse filme. Postei sobre ele quando passou em Porto Alegre. O clip tá lá no blog... (e no Youtube, claro! rsrs) Bjos.

Gislaine Marques disse...

A propósito, gostei da foto nova! Vai ter gente achando que vc é da realeza! kkkk Ops, acho que a menina do post acima do meu já achou. kkkk beijos!

Crystal disse...

Hahahahahaha

Gis, nao achei nao... mas ficou parecendo ne?!

Só respondi a pergunta:

"How often do you find the right person?"

Mas que a foto ta bonita, isto ta!

Petitinha disse...

Ainda não assisti ao filme, mais um para a minha lista que só aumenta...rsrsrsrs, mas que o senhor Léo está com uma aparência melhor é inegável, não só pelos trajes ,mas por toda a expressão na foto, você parece mais seguro nela.
BJOKS.

Leonardo disse...

Oi Brid,

Se Ipod tivesse agulha, teria gastado algumas ouvindo a trilha de "Once". E outras com a trilha de "Garden State". Conhece?? Recomendadíssimo.

Então, terça é dia de classic rock com tábua de queijos? Dica anotada! Vamos marcar? Boçalidade, arrogância e Halls preto não incluídos.

Beijos


Fofa,

E como a gente faz pra conseguir tirar os mosqueteiros da frente do Wii?? Podemos tentar, mas eu já estou me preparando pra bater o recorde do Robinho no salto de ski!

Beijo!


Crystal,

Ótima pedida pro feriadão. Talvez não dê pra achar na Blockbuster mas vale a pena procurar!

E sobre a pergunta, ainda não cheguei a uma conclusão... Será que ainda estou procurando ou cada uma que passou foi certa por algum motivo?? Questão retórica...

Beijos! E obrigado pelo elogio.


Gis,

Esse filme é demais né? Mas acho que os videos do Youtube dançaram... Droga de direitos autorais!!

Você vê? Faço um post reclamando da monarquia e depois coloco uma foto me fazendo de realeza?? Tô me achando né? Tsc, tsc... hehehe

Também gostei da sua foto nova. Ficou ótima!

Beijos

Leonardo disse...

Daiana,

Então deixe "Once" mais pra cima na sua lista. Você não vai se arrepender!

Obrigado pelo elogio! Realmente pareço mais confiante e feliz nessa foto né? Vou te contar... felicidade é melhor que plástica! hehehehe

Beijo

Gislaine Marques disse...

Leo, o meu link ainda tá valendo. Acabei de ver o clip. ;-))http://caixadegis.blogspot.com/2008/06/apenas-uma-vez-o-filme.html

E thanks pelo elogio e a força. Eu tô estressada, mas vai passar. rsrs Bjoo!

Crystal disse...

Leo,

No Netmovies tem o filme, mas ta com fila de espera longa... entrei na fila, to aguardando a minha vez chegar!

Quanto a pergunta, acho que voce tem razao, cada pessoa que passou por nossas vidas foi especial por algum motivo e por algum tempo.

Quando o elogiei nem sabia dos seus dotes, agora o elogio continua mais que valido! rsrs

Beijos

kika disse...

É Léo, o filme é realmente muito, muito bom. Achei que só eu tinha ficado com aquela leve impressão de que o filme não termina quando acaba e hj, uma semana após assistí-lo pela primeira vez ainda estou fascinada....
Muito bom mesmo!!!

Leonardo disse...

Gis,

Valeu pelo link! Eu andei procurando a música "Say It To Me Now" com a cena inicial do filme, mas não sobrou nenhum!

Beijos


Crystal,

Se fosse um blockbuster como Hannah Montana teriam várias cópias e nenhuma fila. Mas um filme indie irlandês...

Então o "personal mexerica descascator" foi um sucesso? Acho que a Fofa já tinha me convidade com essa idéia em mente! rsrsrs

Beijos

Leonardo disse...

Kika,

Realmente eu não me canso de elogiar este filme.

E não dá uma vontade de ter algum modo de descobrir como eles estão agora?

Mesmo porque a internet existe pra gente ao menos descobrir que raio que ela falou pra ele em tcheco!

Bjs e obrigado pela visita!

Crystal disse...

"Personal mexerica descascator" é ótimo!

Acho que sim, ela ja tinha esta intenção, pois ficou super decepcionada quando viu que o abacaxi estava descascado, ainda bem que tinham as mexericas!

Beijos

Marina disse...

Pronto, agora fiquei louca pra ver o filme. Culpa sua. É raro eu ir a uma locadora.