30 de setembro de 2008

Casamento Belga II

Vocês acham que os casamentos na Bélgica são muito estranhos?

Então vejam o sapatinho da noiva!

Uma coisa ninguém pode negar: devia ser muito confortável!!


25 de setembro de 2008

Conta comigo

Eu já previa algum confronto. Mas não podia mais adiar. Liguei para a Sra. J e fiz uma proposta. Menos do que ela havia pedido mas mais do que eu havia oferecido antes.

A reação foi muito pior do que eu podia esperar. J me ofendeu e me acusou de querer prejudicá-la. Não sei se ela estava realmente indignada com a proposta em si ou com o fato de que pela primeira vez na vida não estava dando o que ela me pedia.

O fato é que a reação da Sra. J foi o que faltava para tirar de mim qualquer devaneio tolo sobre ao menos sermos amigos. No futuro, talvez... Mas no momento isso é impossível.

A busca pelo dinheiro, a acusação de deslealdade... Foram as decepções finais. Esperava dela o comportamento que eu teria e é claro que isso não aconteceu pois cada pessoa tem seus defeitos e suas qualidades. Nem santos, nem monstros. Somos apenas humanos.

Tudo isso doeu muito em mim. No dia fiquei muito mal mesmo.

Mas o lado positivo disso tudo foi o apoio que recebi . Meus amigos e minha família se mobilizaram para não me deixar afundar. Recebi o carinho de pessoas que gostam de mim pelo que sou. E nesse momento, nada poderia ser mais reconfortante do que isso.

A Sra. J terá tudo o que for correto e justo. Dinheiro se perde e se ganha... Isso nunca irá se comparar ao valor de ter ao meu lado pessoas com quem posso sempre contar.

19 de setembro de 2008

Quando meu bem vira meus bens...

Eu queria postar mais sobre a viagem mas estava empacado. Tentava escrever mas um outro assunto muito chato anda bloqueando as minhas idéias. E como este blog está aqui pra isso, acho melhor escrever sobre o tal assunto chato e quem sabe tirar um pouco do peso das costas.

Meu namoro com a Sra. J durou 7 meses. Ficamos 8 meses casados. Sim, eu sei... uma loucura completa. Até poderia ter dado certo mas o fato é que fomos mais movidos pelas expectativas criadas do que pela realidade. Enfim, o post não é sobre isso e esse parágrafo só está aqui para ressaltar o pouco tempo que ficamos casados.

Agora já que estamos separados, chegou a hora de assinar os papéis e dar um fim formal ao que já terminou faz tempo.

E é então que a Sra. J, como boa conhecedora do meu coração mole, me faz um pedido. Pediu para receber mais dinheiro do que a metade dos que tínhamos pois, segundo ela, para mim não fará falta mas para ela fará.

Sim, é verdade que eu sempre ganhei mais do que ela. É verdade que eu já tinha patrimônio antes de casar e ela não. É verdade que o fim do casamento foi uma grande decepção (mas foi para ela e para mim). E também é verdade que infelizmente ela acabou de ser demitida de um bom emprego.

Mas é por outro lado é verdade que mesmo separados eu continuei lhe ajudando com dinheiro. É verdade que o carro que vai ficar com ela foi comprado e quitado por mim. É verdade que a Sra. J já está curtindo a vida com outro namorado. E também é verdade que a Sra. J é jovem, capaz, inteligente, tem um ótimo currículo e em breve estará novamente empregada.

Pode ser que eu seja apenas um tolo romântico e sonhador mas para mim não é nada fácil ver que o que um dia foi uma história de amor termine em discussão sobre dinheiro.

E o pior é que ela sabe direitinho como me comover. Bastaram algumas palavras e eu já não sei se devo dar o que ela pede ou bater o pé e dar apenas o que está na lei.

Acho que preciso é acender uma dúzia de velas pro Murphy!

16 de setembro de 2008

Casamento Belga

Fiquei muito tempo sem postar! Meus últimos dias na Europa foram corridos e com poucas chances de acessar a internet.

Agora estou de volta mas essa viagem ainda irá render algumas postagens aqui.

Esta minha ida à Europa estava marcada desde 2006. O Corentin é meu "irmão" belga. Ele fez intercâmbio aqui no Brasil e morou na minha casa. Amou o Brasil e voltou algum tempo depois para passar mais dois anos, dessa vez acompanhado da namorada, atual mulher dele. E o casal super organizado já marcara o casamento dois anos antes, para dar tempo de tudo ser programado com antecedência, inclusive a viagem dos brasileiros.

Bem... O que eu quero contar mesmo é como é diferente um casamento lá na Bélgica e mais ainda este que eu fui, cujos noivos são os típicos militantes da esquerda verde européia.

Primeiro, a organização: Lá na Europa impera a cultura do faça você mesmo. A mão de obra é cara e se você não for muito rico, tem mesmo que botar a mão na massa. Sendo assim quem preparou o casamento foram os noivos e os amigos. Eu mesmo ajudei um pouco: pintei as placas de indicação que foram colocadas nas estradas que levavam ao locais da cerimônia e da festa e acendi as velas dos candelabros que iluminaram o salão.

O casamento civil: Aqui começa a maratona. Apenas os mais íntimos participam dessa cerimônia. E quando falo cerimônia, é cerimônia mesmo. Os noivos e seus convidados vão para um lugar da Prefeitura da cidade onde são celebrados os casamentos. E diferentemente do nosso civil que é mera formalidade legal, lá os responsáveis - o que seriam os juízes de paz - falam algumas palavras sobre amor, casamento, união. E no final rola uma música típica no dialeto wallon. Bem legal!

A cerimônia: Aqui as coisas se distanciaram do que seria um casamento belga normal. Depois de 40 minutos de viagem chegamos no meio do campo. Normalmente seria a hora de ir para a igreja mas os noivos não tem religião então decidiram fazer uma cerimônia "humana e cidadã", nas palavras deles mesmos. Foi bonito e emocionante. E a parte engraçada é que todo o lugar foi montado pelo noivo e amigos. E no final quando a cerimônia acabou um dos amigos pegou o microfone e pediu se cada um podia carregar a cadeira que estava sentado para perto de um caminhão. E cada um do convidados saiu carregando a sua cadeira, que depois foram guardadas por um amigo dentro do caminhão que o noivo alugou para fazer o transporte.

A festa: Mais uma hora de estrada e chegamos a uma antiga fazenda. E quando digo antiga quero dizer algo por volta de 1600. O belo prédio foi transformado em um salão de festas. Sensacional! Muito bonito mesmo.

No começo houve uma recepção. São servidos canapés e bebidas. Chegam convidados que não estavam nem no casamento civil e nem na cerimônia. Isso dura algumas horas até que alguns convidados vão saindo espontaneamente. Eles não foram convidados para o jantar... Não me perguntem como mas eles sabem disso e vão saindo todos... Muito estranho! Os que sobram são chamados às mesas. Como nos filmes os lugares são marcados. Meu lugar era na mesa dos noivos, uma honra!

Terminado o jantar, algumas mesas são retiradas. Começam a chegar outros convidados diferentes. Esses só são convidados para a "balada". Não é estranho? Fico me perguntando o que estaria escrito no convite deles... A música começa a tocar e a festa vai pela madrugada adentro até 5 da manhã. O detalhe é que o dia havia começado às 10 da manhã do dia anterior com o casamento civil! É uma verdadeira maratona!!!

O casamento belga foi muito diferente mas muito legal. Só não gostei muito desse negócio de convidados separados... Passei um tempão colado numa belga linda... mímicas, inglês, francês... era difícil mas estava rolando uma comunicação. Mas lá pelas tantas chega o namorado da moça que só era convidado da balada!

Acho que preciso acender a vela preta de Murphy que nem minha amiga Gi!

1 de setembro de 2008

Parlez-Vous Anglais?

Dizem que Paris é uma das cidades mais românticas do mundo. E que um beijo às margens do Sena traz sorte para o casal.

Bem, é a segunda vez que venho para cá e é a segunda vez que não compartilho com ninguém o tal romantismo da cidade.

E se depender das minhas habilidades com o idioma de Victor Hugo, não vai ser dessa vez que vou garantir um pouco de sorte!

Já era um pouco tarde quando eu resolvi sair por perto do hotel para comprar um sanduíche. Não achei nenhuma bagueteria aberta então fui numa loja perto do hotel que tem sanduíches prontos.

Enquanto escolhia o que levar fiquei trocando olhares com uma francesinha maravilhosa. Ela correspondeu. Me deu um sorriso sensacional.

E então surgiu uma barreira enorme! Se eu sou tímido em português, o que posso dizer em francês??

Voulez-Vous coucher avec moi? - Podia dar certo ou podia significar um tapa na cara... melhor não...

C'était le pommier du jardin de ma tante - Mas minha tia nem tem jardim! Não...

Fermez le capô? - Não... Não... Não!!!


E então... por falta do que falar, a francesa ficou sorrindo de um lado, eu sorrindo do outro!


Vou me matricular num curso de francês assim que voltar!!

À Bientôt!